terça-feira, 20 de março de 2012

Marcadores:

> Os motivos que nos leva a optar por um espaço de coworking.


     Para as empresas recém-nascidas e pequenas (com duas ou três pessoas), para os profissionais liberais e freelancers, montar e manter um escritório próprio gera um custo muito alto, e isso, na maioria dos casos, é um dos principais motivos pelos quais estes profissionais optam pelo Home Office, cafeterias ou escritórios virtuais. Em Belém, o custo médio mensal para manter um escritório, gira em torno de R$ 2.800,00, que seriam os gastos com aluguel, água, luz, telefone, internet (isto é, o básico da estrutura de um escritório).

     O coworking, modelo de escritório compartilhado, não supre apenas a necessidade de ter um espaço físico, mas também reduz significativamente os custos e possibilita ao coworker (usuário) focar exclusivamente em seu negócio, além de agregar valores e vantagens como o networking, possibilidades de formar novas parcerias, conquistar novos clientes, estabelecer relação com novos fornecedores, enfim, vantagens que fazem crer que um espaço de coworking é o melhor local para se trabalhar.

     Como não tenho a experiência prática de como funciona um espaço de coworking, surgem as dúvidas de como as pessoas, no escritório compartilhado, lidam com questões como: a individualidade e privacidade de cada um; como lidam com a questão de não saber quem são as outras pessoas que compartilham a mesa, será que isso as deixa na defensiva? E quanto ao silêncio no ambiente, será que há bom senso entre os coworkers? Para essas questões, sempre recorro a quem já tem essa experiência com o coworking. Essas questões, por exemplo, são levantadas no post Etiqueta do coworker, que está no blog do BeesOffice, espaço de coworking no Rio de Janeiro. Boas dicas de quem já tem a experiência no assunto.


(...)

Posted by Kiercio Queiroz em 23/02/2011 no blog de Belém: http://networkedblogs.com/fOlmm

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário